segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Howard Gardner, psicólogo americano é o autor da teoria das inteligências múltiplas. Howard definiu 7 inteligências a partir do conceito que o ser humano possui um conjunto de diferentes capacidades.

São elas:
1. LÓGICO-MATEMÁTICA - está associada diretamente ao pensamento científico ao raciocínio lógico e dedutivo. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada
2. LINGÜISTICA - está associada à habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita e oral. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.
3. ESPACIAL - está associada ao sentimento de direção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores.
4. CORPORAL-CINESTÉSICA - está associada aos movimentos do corpo que pode ser um instrumento de expressão . Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.
5. INTERPESSOAL - está associada à capacidade de se relacionar com as pessoas. De entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
6. INTRAPESSOAL - está associada à capacidade de se estar bem consigo mesmo, de conseguir administrar os próprios sentimentos, de se conhecer e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
7. MUSICAL - está associada à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres.

Um projeto pouco conhecido do Gardner é o Projeto ZERO que fez junto com uma equipe da Universidade de Haward, sobre aprendizagem e Gestão escolar.

Gardner é o coordenador do Projeto Zero, no qual se aplica as suas teoria das diferentes inteligências em sala de aula. Alunos trabalham em projetos e desenvolve habilidades diferentes em diversas formas de mídias. O projeto existe desde 1985 e foi o pioneiro a usar a teoria das múltiplas Inteligências.

As Múltiplas Inteligências me interessam, pois por ter trabalhado no ensino especial, e conviver com um primo que tem síndrome de down, posso ver na minha experiência como pessoas que muitas vezes não têm aptidão para fazer cálculos matemáticos tem facilidade para aprender um esporte como natação, ou dançar.

Veja o vídeo!

Nenhum comentário: